As melhores dicas do Brasil para uma comunicação extraordinária, por Watson Zucco Weber.

terça-feira, 17 de março de 2009

Como Fazer Um Comercial de Rádio Funcionar.


 
É muito difícil em apenas 30 segundos conseguir chamar a atenção do ouvinte e ainda conseguir convencê-lo da compra. Por isso eu desenvolvi, junto com dicas preciosas do produtor de áudio Gabriel Passajou (http://gabrielpassajou.com/), uma cartilha para orientar você de como um comercial de rádio deve ser para funcionar de verdade.
1. A melhor estratégia antes de começar a produzir o comercial é sempre conversar com o dono ou responsável da empresa. Procure saber como ele deseja o comercial, qual o estilo de locução ou trilha ele imagina que melhor representa seu estabelecimento.
2. Defina o objetivo do spot: se é para vendas diretas, para divulgar uma marca, para conhecer uma loja, convidar para um evento, etc.
3. O texto deve ser de acordo com o perfil do público–alvo.
4. Dê sugestões para o cliente ou para o redator de uma melhor colocação de palavras.
5. Mencione o nome do cliente várias vezes.
6. Use todas as suas armas para prender o ouvinte. Efeitos sonoros, música, vozes engraçadas e imitações. Mas cuidado com muita explosão ou laser para não poluir a mensagem.
7. Cuidado com pronúncia de nomes, e com erros gramaticais, principalmente concordância verbal e nominal.
8. Use linguagem simples. Quanto menor as frases, maior a possibilidade de uma boa interpretação do locutor. Espremer um texto de 45 segundos em 30 também é sempre um desastre.
9. Nunca tente “forçar a barra” quando o texto e o locutor escolhido não combinam.
10. Vá direto ao ponto! Diga o que o ouvinte espera na primeira frase. Uma promoção, por exemplo. Outra opção para começar o spot é com uma pergunta. “Está precisando de um colchão novo?”
11. Use palavras como “Agora” e “Hoje” quando anunciar uma venda. O rádio é o melhor veículo para evidenciar o imediatismo. Use esse poder.
12. Explore também a imaginação do ouvinte. “Ilustre” a sua mensagem com detalhes especiais.
13. Use palavras que levem emoção. Toque direto no coração do ouvinte.
14. Divulgue apenas um número de telefone, mesmo se existirem vários. Se você citar 2 telefones, o ouvinte não decora nenhum.
15. Crie frases novas.
16. Feche a mensagem induzindo o ouvinte a comprar.
17. Depois do comercial pronto, ouça bem baixinho, simulando a situação real de alguém ouvindo rádio como som ambiente. Se a voz está audível, clara e transparente; o comercial está bem feito.

Este artigo foi publicado também em:





Se você também quiser publicar, cite a fonte.

(foto meramente ilustrativa: Adriana nos estúdios de Paulinas - COMEP, em São Paulo)

5 comentários:

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo


Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Daniel Fabiano Soares Maicá disse...

Olá. Sou colaborador em uma rádio comunitária em minha cidade, Rosário do Sul, estou me preparando para fazer um curso de radialista para trabalhar em rádios comerciais. Gostei muito de suas matérias no blog e parabêns pelo trabalho. Eu posso dizer que amo rádio e tenho prazer emfazer com vontade. Um super abraço. Deixo meu e-mail para contatos com os amigos do rádio:dannysoftmaica@gmail.com

Anônimo disse...

Muito bom o seu trabalho.Gosto muito desta área, também trabalho com rádio.
Em nosso site compartilhamos algumas vinhetas grátis.
http://www.planetamidia.com.br/

Watson disse...

Valeu pessoal do http://www.planetamidia.com.br/
Recomendo o site!

Anônimo disse...

Ahaa, its nіce ԁiаlogue regarding this
ρiеce of ωrіtіng here at this weblog, ӏ hаve read all that, ѕo nоw me also сommenting here.


Μy blog ... core training with pialtes