terça-feira, 31 de março de 2009

Como vender comercial de rádio.



Segundo o produtor Gabriel Passajou, o profissional de vendas para rádios deve:


01 - Ter disciplina.

02 - Dar atenção ao detalhe.

03 - Acompanhar o cliente .

04 - Ser honesto.

05 - Saber ouvir o cliente.

06 - Estar sempre pronto para o atendimento.

07 - Ter determinação.

08 - Ser cuidadoso e consciente em todas as etapas da campanha.

09 - Sempre prospectar novas oportunidades.

10 - Ser criativo.

11 - Constantemente descobrir novas necessidades dos anunciantes.

12 - Ser flexível.

13 - Amar o que faz.

14 - Desejar sinceramente o sucesso do cliente.

15 - Ter conhecimento do negócio do atual (ou possível) patrocinador.

16 - Ser ético.

17 - Ter metas de execução de tarefas.

18 - Ser organizado.

19 - Gerenciar seu desempenho territorialmente.

20 - Adminimistrar prioridades.

21 - Ser acessível não apenas aos clientes, mas a todos os setores da rádio.

22 - Aceitar as próprias falhas e sucessos pessoais.

23 - Ter espírito motivador.

24 - Ter foco. Você sabe o que quer e o que precisa fazer, faça.

25 - Saber e aplicar as técnicas básicas de venda.

26 - Ser persistente.

27 - Procurar fazer sempre o melhor possível.

28 - Cumprir todas as promessas.

29 - Ter apresentação impecável.

30 - Evoluir. Ser cabeça aberta.

31 - Preparar-se com antecedência em todas as situações.

32 - Comprar livros, assistir palestras sobre vendas.

33 - Ter grandes habilidades de comunicação (se não tiver, volte ao item 32)

34 - Ficar ao lado do cliente até o serviço ser completado com sucesso.

35 - Saber a pronúncia certa do nome do negócio do anunciante.

36 - Ser orientado para os resultados.

37 - Ter atitude proativa.

38 - Manter uma boa base de dados (Nome, telefone, fax, email, site, etc.)

39 - Ir para rua cedo. Chegar na emissora tarde.

40 - Prometer pouco e entregar muito.

41 - Se colocar na pele do cliente. Ter a perspectiva dos que anunciam na rádio.

42 - Antecipar e eliminar problemas antes que eles aumentem.

43 - Ser previdente. Jamais “contar com o ovo dentro da galinha”.

44 - Ser discreto. Nunca relatar assuntos internos da emissora ao anunciante.

45 - Ter lealdade à rádio, ao cliente e à si mesmo.

46 - Ficar em contato constante com seu portfólio.

47 - Não encarar rejeição como algo pessoal.

48 - Estudar a concorrência. Da rádio e dos clientes.

49 - Acompanhar o resultado da campanha nas vendas do aunciante.

50 - Vender idéias, benefícios e soluções, não spots ou pacotes.


fonte: http://gabrielpassajou.com

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