terça-feira, 30 de junho de 2009

Como Nasce Um Comunicador.


Ninguém já nasce comunicador. Um comunicador é construído através do tempo. Claro que algumas pessoas tem mais facilidade, outras nem tanto.

Falar é uma arte. Comparando com a pintura, se você tiver o dom, ótimo, mas se você for daqueles que não sabe nem segurar um pincel, com técnicas e treinamentos você pode se transformar em bom pintor. Qualquer pessoa também pode se tornar um eficiente orador, basta se dedicar a isto.

Já percebeu como os jogadores de futebol, que não tem preparação nenhuma para serem bons comunicadores, cumprem bem sua missão em uma entrevista para o rádio ou TV? Está certo que a maioria, em começo de carreira, é uma tristeza para falar. Mas você já reparou que depois de se aposentar, uns viram técnicos, palestrantes e até mesmo comentaristas esportivos? Isso prova que a prática leva a perfeição. De tanto darem entrevistas ao longo da vida, eles pegam o jeito.

Os jogadores de futebol tem todos os quesitos para não serem bons comunicadores. Alguns largaram a escola para se dedicar ao esporte, outros estudaram muito pouco ou em locais sem condições de aperfeiçoamento. Eles nunca tiveram tempo para preparar um “discurso”, vivem sobre pressão do técnico, da torcida, da imprensa e até dos próprios amigos. Mesmo assim eles conseguem dar uma resposta com começo, meio e fim. A fala de um jogador pode não ser bonita como de um locutor, mas é eficiente. Ou seja, a comunicação deles funciona.

Você tem todas as condições para falar bem. Acredite mais no seu potencial. Comece a praticar hoje mesmo. Mas não adianta treinar somente em casa. Quando você tiver qualquer oportunidade para falar em público, tome coragem e peça a palavra. Só assim vai nascer o grande comunicador que está dentro de você.

Nenhum comentário: