terça-feira, 2 de junho de 2009

A Importância de Saber Falar Bem.


O empresário do ramo publicitário mais respeitado da atualidade, Roberto Justus, afirma: “pode-se até imaginar uma pessoa de sucesso que cometa um ou outro deslize em relação a sua imagem, a seus negócios ou a sua carreira, mas não se pode imaginar uma pessoa bem sucedida que fala errado”.

Warren Buffett, considerado o investidor mais rico do mundo, diz que para uma pessoa ser bem sucedida no mundo dos negócios deve investir na comunicação escrita e oral. E acrescenta que aquele que se comunica bem tem um grande impacto para vender e persuadir.

A comunicação verbal normalmente não se aprende na escola. Mesmo quando a oratória é ensinada, é visto como um complemento, não algo de fundamental importância para uma vida mais proveitosa, seja socialmente ou financeiramente.

É importante saber falar bem. Mas falar bem não é só falar bonito, é saber ordenar o pensamento, usar a argumentação adequada e as técnicas de persuasão para atingir os objetivos pretendidos. Você precisa falar bem para expor suas idéias em uma reunião, aprovar um projeto, defender uma tese, vender, ganhar vantagens em uma negociação, motivar uma equipe a superar desafios e em muitas outras situações.

Para qualquer atividade que exija qualidade na comunicação verbal, é necessário buscar um aprimoramento. Quem consegue se expressar melhor é mais respeitado, tem os melhores cargos, e conseqüentemente, os melhores salários.

Conheça o livro FALANDO BEM PERIGO NÃO TEM.

7 comentários:

Emilio disse...

O Justus é sim um empresário importante da publicidade e resolveu investir também no promissor mercado de "celebridades", tornando-se, de certa forma, uma delas. Mas isso não o torna "o empresário do ramo publicitário mais respeitado da atualidade". Antes dele (ou com ele) temos, entre outros, Júlio Ribeiro, Nizan Guanaes, Washington Olivetto, Fábio Fernandes, Luiz Lara...

Watson disse...

Sua colocação faz sentido Emilio. Eu quis dizer apenas que Justus é o profissional do ramo que está em maior evidência no momento, sem desmerecer os outros.

Anônimo disse...

Olá Waston, tenho dificuldade de expressar minhas opiniões, pensamentos, na verdade não sei falar bem!
Parece que, o que estou escrevendo está sempre errado. Meu trabalho exije isso de mim, tenho dificuldade em passar um e-mail, fico horas pensando no que escrever, nisso perco tempo e atraso minhas outras atividades.

O que você me diz?

Watson disse...

Anônimo: recomendo a você um curso de oratória. Procure um na sua cidade. Vai te ajudar muito. Abraços.

Anônimo disse...

Obrigado, voce acha que o livro "voce nunca ouviu nada igual" pode me ajudar?

Watson disse...

Anênimo: o livro vai te ajudar, mas não vai solicionar seus problemas. Um curso servirá para você pôr em prática. Abraço.

Anônimo disse...

Obrigado!
Vou seguir seu conselho, grande abraço.