quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aprendendo comunicação com um programa de televendas.


Após um treinamento na sede do Shop Tour em São Paulo, comecei a apresentar o programa para a franquia de Blumenau (SC). Aprendi muitas coisas lá que utilizo aqui, em minhas palestras, nos programas e no meu dia-a-dia.

Primeiro ponto que constatei que para conquistar telespectadores, tem que ter sinceridade. Para você se estabelecer no mercado, tem que ser honesto. Não é necessário “maquiar” um produto ou fazer propaganda enganosa para vender. Para fidelizar, só com honestidade.

O apresentador Shop Tour é como um consultor de negócios. Ele só fica feliz quando o anunciante vende e essa venda depende dele. Por isso, o apresentador deve sugerir desde o melhor local de gravação e até os produtos a serem apresentados. A gravação pode até ser uma conversa informal com o lojista, sem esquecer de introduzir o telespectador no papo.

Como um vendedor, o apresentador tem que se gostar e gostar do que faz. Tem que ter a sensação de estar realizando sonhos dos consumidores.

Ao mesmo tempo tem que ser espontâneo, agradável, sem demonstrar desespero para vender.

O apresentador deve ser totalmente natural, direto, e não decorar ou combinar as falas com o lojista. Evitar também adjetivos em excesso ou exagerar nas qualidades do produto. Isso soa falso. Buscar sempre o melhor preço, afinal ele está ajudando na pesquisa do telespectador.

Importante também conhecer o tipo de consumidor de determinado produto, é para ele que tem que dirigir a palavra. E colocar-se no seu lugar. Se você estivesse comprando, quais seriam suas dúvidas? Tem que fazer o papel de consumidor: perguntar, provar, pechincha e dar sua opinião.
Por fim, lembrar que a estrela é o produto, não o apresentador. Procurar não se destacar demais e muito menos utilizar relógios e jóias para não influenciar na decisão de compra.

Quando a gente assiste um programa desse tipo na televisão não imagina quantos cuidados tem por trás para poder dar certo.

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