quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Porque uma rádio pop promove show com sertanejos?

A rede de rádios Atlântida FM é a maior do gênero no sul do país. Pertence ao Grupo RBS, com sede em Porto Alegre. Tem 7 filiais gaúchas e 5 catarinenses que a 34 anos transmitem uma programação voltada ao público jovem, com destaque para rock e pop.

Essa emissora, anualmente, promove um festival chamado Planeta Atlântida, com uma edição em Santa Catarina e outra no Rio Grande do Sul. Este ano, entre artistas como Paralamas, Capital Inicial, Charlie Brown; a rádio trouxe também: Luan Santana, Michel Teló, Jeito Moleque, Exaltasamba, Guilherme e Santiago, entre outros. É bacana essa mistura, acho que o Brasil é isso aí. E como promotor de um evento deste porte faria o mesmo. Aproveito o momento, que o ritmo sertanejo está em alta, agrado todos os gostos e faturo ainda mais.

Só que tem um detalhe... a Rádio Atlântida não toca sertanejo universitário, nem pagode, nem axé. Só toca esses ritmos quando transmite ao vivo seu festival. Liga lá pra rádio e pede “Meteoro” do Luan Santana para ver se toca. Não toca, porque se a rádio abrir espaço em sua programação para o sertanejo universitário vai perder seu foco que é o pop/rock. Ué.... mas no show pode tocar? Pode, porque o evento é muito mais do Grupo RBS, do que da própria Rádio Atlântida.

Mas aí é que vem o problema, um evento deste tipo deixa o ouvinte cada vez mais confuso. Será que a solução seria mudar o formato do evento, o nome do festival ou a programação da rádio? E se uma rádio popular, voltada pro sertanejo,começar a trazer bandas de rock para sua festa? Estaria também ganhando mais público ou perdendo cada vez mais a sua identidade?

2 comentários:

@torniero disse...

Oi Watson, parabéns pelo bog! Gosto muito de rádio, áudio, esse tipo de coisa...
tocando nesse assunto, gostaria saber então a sua opinião sobre a rádio Metropolitana de São Paulo, que é uma rádio que até então era estritamente voltada para o público jovem, mas que agora além de úsicas internacionais e rock nacional, está abrindo espaço para Luan Santana, Jorge e Matheus...
abraços!
Me siga no twitter: www.twitter.com/torniero

Watson disse...

Torniero: Tem várias rádios tentando pegar carona nas músicas da moda, achando que ganham audiência, mas acabam perdendo o ouvinte fiel. Já ouvi até rádio sertaneja tocando Justin Bieber. Mas isso é passageiro... Abraço!