sexta-feira, 25 de março de 2011

Como algumas rádios transmitem texto?



Você já viu alguns aparelhos de som, celulares e rádio de carros que no visor, além do número da emissora de rádio, aparece também alguma coisa escrita, como o nome da estação, informações sobre a música, programa que está sendo transmitido e notícias em geral?

Este sistema chamado Radio Data System, ou RDS, é um protocolo padrão de comunicação para a incorporação de pequenas quantidades de informação digital em emissoras de rádio FM. O RDS uniformiza diversos tipos de informações transmitidas, incluindo o tempo, a identificação e informações sobre o programa. O transporte de dados vai junto com o sinal de FM.

O RDS foi desenvolvido em 1974, na Alemanha, mas só a partir do ano 2000, empresas Autralianas difundiram o RDS em todo planeta.

Este tipo de comunicação com mensagens de rolagem e Programa de Serviço são ilegais no Reino Unido e proibidos em vários países por causarem distração dos motoristas na estrada. Mensagens de rolagem são, no entanto, amplamente utilizado na Europa continental e são comuns nos Estados Unidos e inclusive em algumas rádios do Brasil, com destaque para emissoras de São Paulo.

No Brasil, o RDS foi normatizado pela ANATEL em 2003. Segundo a resolução, as emissoras devem comunicar a ANATEL que estão transmitindo dados por subportadora e informar o respectivo código PI.

Fonte: Diórgenes Lopes/TudoRadio.com

Um comentário:

Carola disse...

obrigada por esclarecem isso pra mim!
=)