quarta-feira, 2 de março de 2011

Quer trabalhar em rádio? O Brasil tem mais de 9 mil oportunidades.



O número de emissoras de rádio cresceu consideravelmente nos últimos cinco anos. É o que aponta a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Segundo a Abert, nos últimos cinco anos, o Brasil viu nascerem 687 emissoras de rádio comerciais FM. O incremento representa crescimento de 36% entre 2005 (quando havia 1.915 emissoras) e 2010 (2.602), de acordo com o estudo "Tudo o que você precisa saber sobre rádio e televisão", divulgado pela Associação.

Quando o levantamento trata do período de 10 anos, aparecem números ainda mais expressivos: em 2000, havia apenas 1.322 emissoras no país. Comparado às 2.602 de 2010, o aumento é de 97%. As receitas do meio cresceram 18,5% em termos reais (crescimento total menos a taxa de inflação).

Já a quantidade de rádios comerciais AM tiveram desempenho mais tímido. Em cinco anos foram outorgadas apenas 79 emissoras. Somando as comunitárias (4.193) e as educativas (465), o setor de rádio no Brasil alcança marca de 9.184 emissoras.


Fonte: Tudoradio.com

12 comentários:

Thomas Anahory disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Watson disse...

Thomas, conheça as emissoras brasileiras neste site: http://www.radios.com.br/ . Entre em contato com algumas e mande seu currículo/portifólio/demo. Boa Sorte. Abraços!

Danilo Campanello disse...

Ola Watson, sou radialista profissional, formado pelo SENAC com DRT, estou procurando oportunidades em são paulo para engressar na carreira mas estou com dificuldades, tenho piloto produzido em estudio e de forma profissional mas ainda encontro barreiras, o que posso fazer para engressar na área, qual o melhor caminho?

Danilo Campanello

Watson disse...

Olá Danilo Campanello! O mercado da capital paulista está bem saturado. Você pode tentar um espaço oferecendo-se como estagiário ou procurar alguma emissora do interior para o início da carreira. Boa sorte!

ton locutor disse...

ola sou ton locutor
já trabalhei em radio comunitária
e me apaixonei pela comunicação
e desde já estou louco para voltara trabalhar na área se puder
de uma olhada no palcomp3
www.palcomp3.com/tonlocutor

Everardo disse...

Sou Everardo Sena, tenho 66 anos e sou especialista em estruturar programação de rádio e tv. Também sou locutor operador.
Já dirigi várias emissora. Estou aposentando, mas a merreca não dá para uma sobrevivência com dignidade. Faça contato: 79-88364554. Sem falsa modéstia, um SENHOR profissional.
Coordenador de Produção e
Programação / Gerente.

Audeuiza Moura disse...

Oi gostaria de saber como faço para trabalhar como locutora em uma rádio que já fiz um concurso, cheguei até a final, mas desisti pois me senti sozinha nessa época eu só tinha 17 anos, já trabalhava em rádio comunitária só que eu me senti sozinha pois as outras concorrentes estavam acompanhadas de seus parentes e neste dia foi duas grandes surpresas tinha que falar ao vivo na rádio e ir pro outro estúdio da mesma para fazer a última gravação com o locutor, sei que se eu não tivesse desistido eu tinha conseguido fui extremamente bem na rádio ao vivo. Agora quero retornar e estou voltando começando novamente a trabalhar em eventos de bairro como animadora de palco. ... quero também saber como faço para fazer um bom currículo para essa mesma rádio?? Ou para outras rádios? ???....

Audeuiza Moura disse...

So recaptulando sou de Fortaleza. ....

Watson disse...

Olá Audeuiza Moura.

O currículo não é o mais importante. O ideal é gravar um bom piloto e apresentar na rádio.
Um piloto completo deve conter: uma abertura de programa, um spot, uma notícia e uma mensagem. Cuide para sua gravação fechar em torno de 2 minutos.
ABERTURA
Abertura dever ser natural, você pode se apresentar dizendo seu nome, algum trabalho de destaque e anunciar uma música.
SPOT
Para o spot escolha um que você já gravou e gostou.
NOTÍCIA
Para incluir a notícia, escolha algo interessante da internet.
MENSAGEM
Procure na internet uma mensagem de otimismo de poucas linhas.
CONCLUSÃO
O importante é montar o piloto com aquilo que você se sente bem fazendo. Se alguma gravação não ficou boa, tire-a do piloto.

Abraço e boa sorte!

Virgínia Veras disse...

Olá Watson, sou do Ceará, atualmente moro em São Paulo, sou locutora com DRT, porém minha DRT está em atraso não sei como faço para atualizar, também estou fora do rádio, aqui em São Paulo é bem difícil, não costumam dar oportunidades.O que eu faço?

Watson disse...

Olá Virgínia Veras.
Para atualizar o DRT procure o Sindicato de SP, aqui tem os contatos: http://www.radialistasp.org.br/

E realmente para quem está afastada do mercado, voltar ao rádio na capital é quase impossível. Procure emissoras nas cidades vizinhas. Apresente seu trabalho, diga que está atualizando seu DRT e buscando uma recolocação. Boa sorte!

EDENILSON disse...

OLÁ DESDE CRIANÇA SOU UM GRANDE FÁ DE MUSICAS ANTIGAS INTERNACIONAIS E SERTANEJAS ANTIGAS ,

CONHEÇO E COLECIONO MUITAS DESTAS MUSICAS , GOSTARIA DE TRABALHAR FAZENDO AS CELEÇÕES DAS MUSICAS EM PROGRAMAS DE RADIO , SEMPRE FUI MUITO CONHECIDO ENTRE AMIGOS PELAS MINHAS CELEÇÕES.

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGO DESSE TIPO ENTRE EM CONTATO - EDENILSONFARIA@HOTMAIL.COM.BR .