quarta-feira, 27 de abril de 2011

O que eu faço para ser locutor de rádio?

Se você realmente quiser, você pode ser locutor de rádio, independente da região do Brasil que você está agora. Claro que o nível de qualificação em São Paulo não é mesmo esperado no Tocantins. Mas tem uma coisa mais importante que o currículo.
Vejamos:
- Ter Registro Profissional (DRT) vai te ajudar.
- Fazer um bom curso de locução é importante.
- Saber inglês vai te diferenciar.
- Ter talento, boa voz e ótima dicção vai te abrir portas.
- Conhecer alguém que já trabalha na área, também ajuda. Essa pessoa poderá te encaminhar ou encaminhar seu portifólio direto para o profissional certo.
Mas mesmo sem nada disso que eu citei até agora, você pode iniciar uma carreira no rádio se você tiver: MUITA VONTADE.
É difícil uma rádio comunitária ou AM do interior que não queira um estagiário motivado. Se você tiver uma coisa chamada determinação, você vai longe. Essa determinação é que te faz sentir vontade de ir atrás de cursos, de se especializar e de se profissionalizar.
Quando uma chance dessas aparecer, esteja preparado, e boa sorte!

44 comentários:

Ni Cartujo ni El Mono. disse...

Tenho sotaque espanhol e moro em SP. Estou só um pouquinho ferrada...

Watson disse...

Ni Cartujo ni El Mono: use isso com um diferencial. abraço!

Erenilton Ferreira dos Santos disse...

EU SOU BAIANO DA CIDADE DE UIBAÍ-BA.ESTE É O MEU GRANDE SONHO"SER UM LOCUTOR DE RÁDIO"MESMO SEM DRT,ACREDITO EM DEUS E VOU CONSEGUIR.

Watson disse...

Erenilton Ferreira dos Santos, a preparação é fundamental, boa sorte.

natalie ingrid disse...

Tenho 14 anos td mundo fala q eu tenho a voz bonita entao eu pensei emser locutora nais ai eu vi q eu moro em sao paulo e eu tenho uma granti duvida de ser pedagoga ou reponter :/ eu sei q eu vou correr atras dos meus objetivo e se ter certo vou ser locutura ;)

Watson disse...

natalie ingrid, nada impede de você ser pedagoga e locutora também. O importante é fazer o que você gosta. Como vc tem 14 anos aconselho vc a começar a fazer um curso de locução, pois não há restrição de idade. Depois de terminar o segundo grau, você faz o curso de Pedagogia. Abração!

Maikon Barros disse...

O sucesso realmente esta na dedicação esforço e força de vontade, muito linda suas palavras, motivação total, eu também tenho uma grande vontade de ser um locutor profissional, digo de rádio comercial jamais desmerecendo as comunitárias, pois já passei por algumas, e estou buscando me qualificar para que um dia eu possa ter um mérito e na primeira oportunidade encarar, infelizmente na região que eu moro centro oeste (Goiânia - GO) não e fácil encontrar cursos e oportunidades, muitas portas já se fecharam, pessoas que não acreditam em você ou melhor nem chega a te ouvir,mais essa e a vida, cheia de obstáculos, mais eu tenho fé em Deus que um dia eu estarei ali com a chave certa no local certo na hora exata, abraços sucesso a todos.

https://www.youtube.com/watch?v=BR3J8g8o1Ag

Watson disse...

Boa sorte Maikon Barros! Sempre há oportunidades para quem tem dedicação. Abraço!

Rogério disse...

Cresci ouvindo radio. Sempre tive o sonho de ser locutor, porem o destino me levou para outro caminho. Hoje estabilizado financeiramente quero retomar meu sonho, quero poder ter um programa e poder exercer a profissão de locutor em paralelo com a minha outra profissão. O me problema é achar a emissora para me dar essa oportunidade

gleidison silva disse...

Ola quem tiver interesse em ser um locutor.. Estou abrindo vagas
Favor entrar em contato no e-mail
Toparrocha@gmail.com
Ou no zap 7186958294
VC pode ser um locutor ou locutora de sua casa mesmo.. Aguardo retorno

Ageu Oliveira disse...

Verdade
Eu ja trabalhei em uma radio comunitaria a qui de minha cidade, mais nao mim sai muito bem, mais agora eu vou voltar ja com uma nova radio, agora garanto que vou ser um bom locutor no meu programa Giro 87.
Se deus quiser vai ser assim

Marcelo - Ilheus/Ba disse...

Olá boa tarde!
Onde posso fazer um curso de locutor EAD??

Watson disse...

Olá Marcelo - Ilheus/Ba , dá uma olhada no nosso curso a distância: http://www.supercomunicador.com.br/2011/10/nosso-curso-de-locucao.html (copie e cole)
Abraço!

Gerson Neto disse...

Tenho 12 anos e tenho muita vontade de ser locutor como sabe uma criança como eu nao tem tudo que vc pronuncio mais tenho uma vontade e determinação pra conseguir :D

Watson disse...

Oi Gerson Neto, vai treinando em casa e boa sorte!

Unknown disse...

Vou a uma entrevista nesta segunda feira,sobre um locutor,mas comfirmo k vou vencer eu acredito em Deus vou m sair bem,apesar d nao conhecer nenhuma coisa do assunto,mas vou m sair bem.

Anônimo disse...

COMUNICAÇÃO AMO DEMAIS,FAÇO JORNALISMO E QUERO MUITO INGRESSAR NO MERCADO,SER LOCUTOR É UM PROJETO NÃO MUITO DISTANTE,EMBORA AINDA NÃO TENHA PREPARAÇÃO ALGUMA. ESSE ANO INVESTIREI NESSA ÁREA.

ana reboucas disse...

Olá, Eu também cresci recebendo elogios da minha voz , tenho boa dicção e sempre me questionaram porque eu não explorava a minha voz com locução, mas ,nunca dei a devida importância, apesar de considerar que possuo o dom natural.
Hoje me ocorreu de ser elogiada mais uma vez pela minha bela voz, e finalmente aqui estou eu compartilhando com vocês e adoraria sanar essa curiosidade que sempre tive de saber qual o primeiro passo que eu posso dar pra seguir carreira com locução?

Muito obrigada.

Ana Rebouças

Watson disse...

ana reboucas:
Para começar na locução, recomendo visitar uma emissora da sua cidade para conhecer o dia-a-dia, depois treinar, estudar e aprender mais sobre esta área.
Existem cursos via internet que podem te ajudar a dar o passo inicial.
Abs
WAtsonWEber

Anônimo disse...

Pessoal eu tenho 20 anos e tenho uma voz bem grave a mais grave possível igual do noriel vilela , onde eu passo as pessoas dizem q devo ser apresentador ou locutor de radio é unânime essa reação das pessoas aliás eu estou aqui justamente pq disseram q tenho talento eu canto na igreja e tenho de fato uma voz gravemente grave rs estou disposto a fazer qualquer teste entao se alguem tiver interesse prometo q nao vai se arrepender e na verdade nao vai perder nada em tentar me ajudar nao aguento mais as pessoas falando isso rsrs por favor me ajudem !!!!!!

Anônimo disse...

eu tenho 20 anos e tenho uma voz bem grave a mais grave possível igual do noriel vilela , onde eu passo as pessoas dizem q devo ser apresentador ou locutor de radio é unânime essa reação das pessoas aliás eu estou aqui justamente pq disseram q tenho talento eu canto na igreja e tenho de fato uma voz gravemente grave rs estou disposto a fazer qualquer teste entao se alguem tiver interesse prometo q nao vai se arrepender e na verdade nao vai perder nada em tentar me ajudar nao aguento mais as pessoas falando isso rsrs por favor me ajude !!!!!!

Unknown disse...

Tenho 21 anos e todos falam que eu tenho a voz bonita oque eu preciso para virar locutor.

Watson disse...

Olá "amigo desconhecido de 21 anos". Um dos primeiros passos para "virar locutor" é visitar as emissoras. Comece por pequenas rádios, AMs, comunitárias. Converse com eles sobre seu sonho. Peça para gravar um teste, pergunte a opinião dos profissionais. Se o retorno for positivo, uma segunda etapa seria o treinamento. Procure um curso presencial ou mesmo via internet.
Boa sorte!

Derlian Conceição disse...

olá! muito legal gostei do blogger, apesar de ser bem presente e bem comunicativo com os internautas a primeira impressão se faz presente com vc Sr watson; parabens pelo belo trabalho realizado e pelas forças dadas por quem venceu aprendendo e por isso não se cansa de ensinar gostaria de sim de ser um locutor porque sim eu acredito qui tenho talento e muita força de vontade não porque os outros dizem mais por acreditar em meu potencial diante de uma cabine de rádio.

Watson disse...

Derlian Conceição, muito legal seu comentário. boa sorte, abração!

Jamily Alves disse...

Olá Boa tarde eu também queria é quero ser uma locutora tenho vontade ne de pelo menos um teste eu recebo muitos elogios da minha voz que muito bonita eu sempre gostava de participar do programa de Rádio assim tipo ligando participando no ar até a própria locutora disse que a minha voz ainda eh melhor que a dela �� obrigado.

Watson disse...

Jamily Alves, vá atrás desta sua vontade. Procure uma pequena rádio da sua região e peça para fazer um teste. boa sorte!

Abençoada disse...

Ola, boa noite, sou do Rio de Janeiro, sempre gostei de reportagem, anunciou e noticiários, gostaria de entrar para área de locução, mas começaria de pouco com objetivo e não sonho, aqui no Rio de Janeiro vejo alguns supermercados e lojas com locutores, gostaria de ter uma oportunidade de trabalho,não tenho voz linda, mas, sou determinada,esforçada e comunicativa, essas características me ajudam? tenho 37 anos, como eu faço para iniciar?
Grata

Watson disse...

olá Abençoada. As empresas contratam quem tem experiencia. essa experiencia pode vir atraves de um curso. Procure no Rio: escoladeradio.com.br .Boa sorte!

Renato Nepomuceno disse...

Olá pessoal tudo que todos vocês possam realizar os seus sonhos!Ser um locutor é expressar com palavras os sentimentos do coração é levar esperança a quem tem fé. Boa sorte e pensem quando você faz o que você ama faz bem feito e as oportunidades aparecerão.

Watson disse...

perfeito, Renato Nepomuceno. Obrigado pela contribuição!

Unknown disse...

Olá esse é meu sonho cresci ouvindo rádio,
Muitos dizem que levo jeito pra exercer a função,sei que preciso me qualificar mas não sei se aqui em Salvador além de faculdades tem lugares onde posso fazer um curso.
Alguém me indica lugares e preços?
Grato

Unknown disse...

Olá esse é meu sonho cresci ouvindo rádio,
Muitos dizem que levo jeito pra exercer a função,sei que preciso me qualificar mas não sei se aqui em Salvador além de faculdades tem lugares onde posso fazer um curso.
Alguém me indica lugares e preços?
Grato

Watson disse...

Desconheço sobre cursos de locução na Bahia. Procure cursos online. abs.

Unknown disse...

Oi Boa noite, eu tenho apenas 17 anos não tenho curso e nem DRT , eu queria muito ser Loucutora de radio pois muitos dizem que tenho a voz muito bonita teria alguma possibilidade de vc me ajuda ?

Watson disse...

boa noite anônima de 17 anos. Um dos primeiros passos é visitar as emissoras. Comece por pequenas rádios, AMs, comunitárias. Converse com eles. Peça para gravar um teste, pergunte a opinião dos profissionais. Se o retorno for positivo, uma segunda etapa seria o treinamento de locução. Aí procure um curso para lapidar sua voz.
Boa sorte!

Italo macedo disse...

Quais são os cursos necessário ? Tenho 15 anos e já tenho uma voz meio q ótima. Quero me informar e já começar a fazer os cursos. E quem sabe ser um locutor.

Watson disse...

olá ITALO. Sugiro que você comece visitando as rádios e conversando com os locutores antes de fazer cursos. Abs.

MERCADINHO CAMILLY disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thiago matos disse...

Quero muito fazer um curso não sei onde. sou do interior da Bahia

thiago matos disse...

Há me chamou willes Matos

Watson disse...

Oi Thiago/willes Matos

Infelizmente não localizei nenhum curso de Locução presencial na sua região.

Se quiser, temos o nosso curso via internet.

abs!

Anônimo disse...

Bom Dia, primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. Gostaria de tirar uma dúvida, estou trabalhando em uma rádio esportiva (e graças a Deus fazendo muito sucesso) mas infeskimete não tive condições de estudar Ainda. Existe um groupo (externo) que está me ameaçando pq não tenho registro Ainda, mas procurei e não tem nenhuma lei que me obrigue a ter. Vou correr atrás pq estou ganhando um dinheiro agora, mas se eu perder esse emprego não vou ter dinheiro para fazer o curso. Gostaria de saber se realmente tem algum lei que me obriga a ter um curso para exercer a profissão por esses dias. Obrigado

Watson disse...

bom dia Anônimo. Sim, todo trabalhador deve estar devidamente registrado. Mas não é necessário fazer um curso. Informe-se no Ministério o Trabalho da sua cidade como obter o registro. As vezes, só comprovando que você já trabalha em rádio e tem experiência, pode-se conseguir o DRT. Abs.