terça-feira, 19 de julho de 2011

Comprovado: Rádio Gera Felicidade!

Segundo o jornal Gazeta do Povo de Curitiba, do dia 17 de julho, cientistas britânicos divulgaram o resultado de um estudo que conclui que ouvir rádio gera mais felicidade às pessoas do que ver televisão ou navegar na Internet. A pesquisa foi realizada com mil pessoas que revelaram como estava seu humor enquanto utilizava os veículos de comunicação.

De acordo com o estudo, o nível de energia provocado pelo rádio foi duas vezes maior do que o gerado pela televisão e o triplo da Internet. Um estudo feito separadamente chegou a resultados semelhantes. Utilizando eletroencefalografia para examinar a atividade cerebral de seis pessoas, cientistas perceberam que o rádio estimulou níveis de envolvimento positivos no cérebro dos voluntários.

Avaliando algumas características do rádio, é possível compreender o resultado da pesquisa. “É um meio que cria muita proximidade com o ouvinte, se tornando mesmo um companheiro para as horas de solidão. Tem muita gente que conversa com o rádio”, explica a professora da Universidade Federal do Paraná Flávia Bespalhok, estudiosa do veículo. Por acionar apenas um dos sentidos do ser humano, o rádio provoca imagens mentais, aguça a criatividade e a imaginação. De acordo com a professora, os quatro elementos da linguagem radiofônica – voz, música, efeitos sonoros e silêncio – conjugados provocam as mais diversas sensações no ouvinte. “É um conjunto de fatores que envolve quem escuta como qualquer interlocutor”, afirma.

Fonte: Tudoradio.com

Nenhum comentário: