segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quem faz o que na rádio?

Pediram para comentar sobre as funções básicas dentro de uma rádio. Vamos lá. Segundo a lei, “Radialista” é o profissional que trabalha em uma emissora de rádio nas seguintes áreas: administração, produção ou técnica.


Na administração trabalha o diretor e o pessoal do financeiro. A turma que organiza a rádio, contrata, autoriza e corta gastos.


Na produção trabalha quem produz conteúdo para rádio. Coordenador artístico, coordenador musical, coordenador de programação, redator, noticiarista, entrevistador, locutor esportivo, ou somente locutor (também chamado de anunciador, apresentador, animador ou comunicador). O coordenador artístico/musical/de programação cuida da “arte”: vinhetas, programação, horários, músicas e jeito de comunicar da rádio. O coordenador pode contar ainda com ajuda de um programador musical.
É bom lembrar que pela lei um locutor não pode trabalhar mais de 5 horas por dia e se o locutor também é responsável pela operação do computador e mesa de som, ele deve receber um salário adicional, pois executa 2 funções.


Na área técnica estão os responsáveis pelos registros sonoros, operador de áudio ou sonoplasta. Agora inventaram até um termo chique: “audio designer”. Estes profissionais são quem editam, arquivam, operam a mesa de som e podem até fazer manutenção de equipamento, caso a emissora não tenha um técnico de manutenção.


Existem ainda outros departamentos. No setor comercial ficam os contatos publicitários, vendedores e o gerente comercial. Tem rádio ainda que dispõem de uma central de jornalismo. Há aquelas rádios que também mantém um departamento de promoções que pode está interligado ao artístico ou ao comercial.


Bom, não importa muito se na sua rádio você cobra o escanteio e cabeceia. Importante mesmo é fazer o que você gosta, sem se sobrecarregar, para poder sempre fazer bem feito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei d tdo.. Sempre me falam pra trabalhar na radio pela minha voz.