quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A Imagem da Rádio


A imagem do rádio reside na qualidade de sua plástica. E a plástica é tão importante porque é na plástica que você se mostra para a sua audiência e mercado publicitário.
Segundo o produtor Gabriel Passajou, a plástica em rádio pode ser resumida em 5 pilares:

01) Vinhetas cantadas.
A vinheta em forma de música consegue penetrar e se fixar na memória de todos nós. A melodia é tão poderosa que lembramos facilmente de jingles produzidos há décadas como o dos cobertores Parahyba ou mesmo dos pôneis malditos, veiculado esse ano com grande sucesso. No caso das vinhetas, o fenômeno se repete. Uma rádio que utiliza muito bem à seu favor as vinhetas cantadas é a Jovem Pan. Vinhetas cantadas geralmente é um dos elementos mais caros da plástica, (mas valem cada segundo) e por isso mesmo são trocadas com menos frequência.

02) Vinhetas faladas.
Servem de apoio às cantadas. Tem a vantagem de serem mais flexíveis e poderem conter mais informações como slogan, frequência, telefone, etc. Usadas entre músicas, aberturas ou nomes de programas, as faladas são fundamentais dentro da plástica. São mais utilizadas pelas rádios por questões de custo e podem ser substituídas facilmente.

03) Voz padrão.
É altamente recomendável ter um(a) locutor(a) exclusivo(a) para os spots institucionais e promocionais da emissora. Nada mais inadequado que o locutor do ar encerrar sua fala e entrar uma chamada da emissora com a mesma voz. Se o objetivo da chamada é justamente se diferenciar e chamar a atenção do ouvinte, existem ótimos locutores on line que podem fazer esse papel. Se a sua rádio necessita de voz institucional esporadicamente, indico comprar o serviço de voz de acordo com a necessidade. Contrate o locutor, receba a voz, pague e pronto. Mas se a demanda da sua emissora é alta e a troca de chamadas, promoções e vinhetas é constante, a melhor solução é fazer um preço mensal e o profissional passa a ficar à disposição da rádio.

04) Complementos.
Complementos são elementos de produção secundários que enriquecem a plástica da emissora. Podemos, por exemplo, usar testemunhais de cantores, gravações com ouvintes, shouts com o nome da rádio, reações de ganhadores de prêmios e até trechos do novelas ou filmes. A imaginação é o limite. Recomendo colecionar e arquivar tudo o que pode ajudar na produção futura de chamadas e vinhetas.

05) Trilhas e efeitos.
É o que dá sustentação à plástica. É o insumo primordial que compõe todo spot ou vinheta. Hoje existem vários serviços de fornecimento de trilhas e efeitos mediante um pagamento mensal. Todos são importados. Aliás, vemos cada vez menos coleções de cds buy out, onde compra-se uma vez e usamos indefinidamente. Escolha uma empresa que oferece algo similar ao seu formato. Uma rádio pop deve adquirir a assinatura de um serviço CHR ou rock, por exemplo.

Este breve resumo apresentou o básico de cada parte do que compõe uma plástica bem feita. Não existe a obrigatoriedade de usar todos esses elementos. Uma rádio pode ser bem produzida sem vinhetas cantadas? Sem dúvida. O formato, região, público e a linha artística vão ditar o emprego correto das vinhetas. Dar importância à uma plástica ideal significa investir na imagem da sua rádio e com o aumento de concorrência não apenas entre as emissoras mas também entre outros meios de comunicação, se torna essencial.

Plástica deve ser usada com bom senso e técnica. Já ouvi rádios que investiram muito em vinhetas sem ter o treinamento operacional por parte dos locutores. Tem emissoras que são uma overdose de efeitos, impactos, lazers que chegam a dar dor de cabeça. Às vezes, menos é mais. E principalmente, cada caso é um caso.

E o mais importante é que a plástica deve estar a serviço do ouvinte, portanto a mensagem deve ser clara, sempre. Chamada não é um concurso de habilidades e uso de plugins e sim um meio de atrair a audiência para o que a rádio considera importante. Não existe uma receita pronta e isso é o que faz o rádio ser a mais mágica das mídias e boa parte dessa mágica está na plástica.

Fonte: http://www.gabrielpassajou.com/

4 comentários:

andreia lucia disse...

estou sempre te acompanhando,gosto de tudo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Adriana s disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ghee disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.