quinta-feira, 17 de maio de 2012

5 Rádios Populares Lideram Audiência em SP


O ranking de audiência das rádios FM no último trimestre de 2012 (fevereiro/março/abril) apontam que as cinco rádios FM mais ouvidas de São Paulo são de música para o povão: sertanejo, neosertanejo, pagode e “brega chic”.

A rádio com maior audiência hoje é a Nativa FM, do Grupo Band, com quase 272 mil ouvintes por minuto e 1,6% de participação nas rádios ligadas entre 7h e 19h (o horário nobre das rádios). Ela é seguida bem de perto Tupi FM, que tem 261 mil ouvintes/minuto e 1,54% de participação. Em terceiro lugar está a pagodeira Transcontinental, com 245 mil ouvintes/minuto. No quarto lugar, novamente uma rádio do Grupo Band, a Band FM. Em quinto, outra rádio neosertaneja: a Gazeta.

A medição de audiência das rádios pelo ibope é feita de forma parecida com a que é feita para a TV: por amostragem. Somadas, as audiências das 10 rádios FM mais sintonizadas em São Paulo atingem quase 2 milhões de ouvintes por minuto. A maior diferença entre a TV e o rádio é que, apesar de haver muito mais estações de rádio do que canais de TV aberta, o ouvinte “zapeia” muito menos que o telespectador. Há, aparentemente, uma fidelidade maior do ouvinte de rádio: ele deixa numa determinada emissora e passa o dia ouvindo-a.

Interessante notar no ranking que as chamadas rádios jornalísticas ou de prestação de serviço têm audiências irrisórias perto das musicais. A rádio jornalística mais bem colocada no último trimestre foi a CBN, em 19º lugar e com 0,28% de participação. São duas posições atrás, por exemplo, da Gospel FM. A Bandnews vem a seguir, em 25º lugar, e a Estadão/ESPN está em 33º lugar.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2012/05/15/fms-mais-ouvidas-do-pais-sao-de-musica-para-povao-veja-ranking.htm

2 comentários:

Anderson disse...

A Nativa ultrapassou esse mês após quase 4 anos de liderança da TUPI FM!!!!

Anderson disse...

A Nativa ultrapassou esse mês após quase 4 anos de liderança da TUPI FM!!!!