terça-feira, 22 de maio de 2012

Quem Lê Mais Fala Melhor


O artigo que escrevi para o site Caros Ouvintes em 2008, "Dicas para ser um bom locutor", ainda repercute bastante devido a quantidade de leitores que se dizem interessados em se lançar na carreira ou aprimorar os seus conhecimentos particularmente na especialidade locução. O artigo já ultrapassou a marca de 250 comentários e os leitores também têm colaborado com dicas importantes. O comentário de Antônio José Pereira Bessa – o Toni Bessa de Fortaleza/CE, merece destaque:

“Caros locutores, continuem almejando seus sonhos. Quero fazer uma crítica construtiva. Passei em vista todos os comentários e pude observar que falta mais leitura. Na escrita de alguns faltam letras, o que torna a frase sem sentido. Um locutor tem a obrigação de escrever corretamente. Quem escreve bem, sempre se expressa bem.
Dicas: seja voluntário em uma emissora de rádio. Pode começar atendendo telefone ou sendo recepcionista. Fale ao diretor da sua vontade de ser apresentador de programas.
Segunda dica: leia jornais e procure ler revistas de críticos. Procure informações as mais diversas. Faça um fichamento do que leu e comente com alguém. Treine sua percepção dos fatos. Sua cognição precisa vir à tona. Um locutor de rádio que apresenta programa romântico um dia será pego de surpresa para entrevistar uma personalidade. Se não estiver preparado lá se vai a oportunidade.
Quanto a um curso acadêmico, além de Comunicação Social, escolha um curso de  Historia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia ou Letras. Procure ler os fatos do dia e faça a sua própria critica. Falar bem no rádio e comunicar bem, e comunicar bem é dizer as coisas de maneira que as pessoas entendam. O ouvinte percebe quando o locutor não valoriza a cultura na busca de informação e conhecimento. Esteja sempre ligado. Estude sempre”.
Toni Bessa, locutor profissional, Fortaleza/CE | bessapazebem@hotmail.com

E eu completo com a frase de Bill Gates:
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."

2 comentários:

veriane disse...

muito bem. gostei !!!!!!!!!!!!!!!

Watson disse...

Obrigado pelo comentário, Veriane.