sexta-feira, 5 de outubro de 2012

7 Passos para Felicidade.

Um comunicador deve estar sempre motivado para conseguir motivar seus ouvintes. Para não desanimar, especialistas sugerem doses diárias de felicidade. Se para você está difícil se sentir bem ultimamente, experiente essas dicas:
1.    MEDITAR. Segundo neurocientistas, pessoas que passam o tempo meditando apresentam um maior crescimento do córtex pré-frontal esquerdo, a principal parte do cérebro, responsável pela felicidade. Cinco minutos por dia acompanhando sua respiração, sem perder o foco, já são suficientes.
2.    PREPARAR-SE PARA DIVERTIR. Um estudo revelou que as pessoas que simplesmente pensavam em assistir a seu filme favorito aumentavam seus níveis de endorfina em 27%. Quando precisar de uma descarga de felicidade, planeje suas próximas férias, sua próxima viagem ou um evento especial. Antecipar recompensas pode acionar centros de prazer do seu cérebro tanto quanto a própria recompensa. Já ouviu falar que “o melhor da festa é esperar por ela”?
3.    SER GENTIL. Atitudes positivas reduzem o estresse e contribuem para uma melhor saúde mental. Pessoas que realizam 5 atos de gentileza por dia relataram que sentiram-se muito melhor. Ao invés de brigar no trânsito, experimente doar umas moedas para alguma campanha que está sendo realizada na rua.
4.    CURTIR O AMBIENTE. Para melhorar o “clima” do seu local de trabalho coloque porta-retratos com fotos da família, amigos e paisagens. As fotos podem garantir uma dose de emoção positiva cada vez que olhar para elas. Estudo revela também que passar 20 minutos ao ar livre em um dia de sol eleva nosso estado de espírito positivo, amplia o pensamento e melhora a memória operacional.
5.    EXERCITAR. Atividade física melhora o humor, aumenta a motivação, intensifica sentimento de controle, reduz o estresse e ansiedade.
6.    PAGAR POR EXPERIÊNCIAS. Dinheiro pode sim comprar felicidade, desde que utilizado para “fazer” coisas e não para “ter” coisas. Os sentimentos positivos que obtemos na compra de materiais são efêmeros. Gastar dinheiro com experiências, especialmente envolvendo outras pessoas, produzem emoções positivas mais significativas e duradouras. Então invista mais em jantares, passeios, shows, festas e eventos.
7.    USAR MAIS AS HABILIDADES. Toda vez que usamos uma de nossas habilidades, vivenciamos uma descarga de felicidade. Em um teste com 577 voluntários, onde cada um utilizou suas habilidades por uma semana, os níveis de felicidade permaneceram elevados por até 6 meses.
Não custa experimentar!
Dicas baseadas no livro O Jeito Harvard de Ser Feliz, de Shawn Achor.

2 comentários:

Gisele Zucco disse...

Gostei das dicas.

Watson disse...

Obrigado Gi, por participar!