terça-feira, 5 de novembro de 2013

Como Gravar Locução de Listas.


A dica vem do locutor norte-americano Jason Bermingham. Como ele grava muitos roteiros didáticos, é comum encontrar listas. Por exemplo, ao ensinar as cores, ele tem que gravar na sequência: "blue, red, yellow, white, black...". O desafio nestes casos é gravar a lista de uma maneira que cada palavra tem uma vida própria – e o jeito mais fácil de fazer isto, segundo ele, é lembrar de cada cor quando gravar, para dar uma entonação e energia única à cada item. Quando pensamos em "blue", lembrando de serenidade, "red" paixão, "yellow" alegria, "white" mais frieza, "black" mais seriedade, e assim em diante. Estas modificações não devem ser exageradas e o resultado dever ser quase imperceptível. Mas quem ouve o resultado final vai perceber que cada item da lista é distinto e tem uma identidade própria.

Agora vamos supor que você está gravando uma locução para um vídeo institucional e o roteiro diz que a empresa em questão "conta com uma equipe de duzentos e cinquenta colaboradores – incluindo engenheiros, administradores, contadores, técnicos, supervisores, coordenadores e auxiliares – distribuídos pelo Brasil". Aqui o desafio é dar uma "cor" a cada grupo da equipe, variando levemente o tom e energia de cada item da lista para que a locução não soe monótona.

Veja abaixo o comercial da Colgate. Quando a locutora Simone Kliass gravou desta peça, em vez de simplesmente ler a sequência de itens, ela deu vida ao roteiro usando uma entonação e energia apropriada para cada palavra da lista: "sexy, glamoroso, exótico, elegante...":


Saiba mais sobre o locutor Jason Bermingham.
Saiba mais sobre a locutora SimoneKliass.

Nenhum comentário: