sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Concurso de Rádio criou o “Parabéns a Você” em 1942!


Hoje, no Brasil, 400.000 pessoas estão aniversariando e cantando a música “Parabéns a Você” que foi criada em um Concurso de Rádio no Rio de Janeiro.

A história desta música começa nos Estados Unidos, em 1875. Duas professoras primárias resolveram compor uma quadrinha para seus alunos cantarem quando chegassem à escola, pela manhã. O resultado foi Good Morning To All (Bom dia para todos).

Em 1924, uma editora musical americana lançou um livro de partituras, pegou a melodia e rebatizou-a como Happy Birthday To You (Feliz aniversário para você).

Nove anos depois, a canção foi usada como tema de uma peça teatral na Broadway, em Nova York, intitulada Happy Birthday To You. Foi aí que a música se espalhou pelo mundo.

Aqui no Brasil ela era cantada em inglês mesmo. Até quem em 1942, um cantor e locutor chamado de Almirante, da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, decidiu promover um concurso para escolher uma letra portuguesa para a melodia americana.

Depois de 5.000 cartas enviadas a rádio, foi escolhida a composição de Bertha Celeste Homem de Mello, de Pindamonhangaba/SP, na época com 40 anos.

Na primeira linha da letra original, o correto é “Parabéns a você”, e não “pra você”. 
Na segunda, o certo é “nesta data querida”, e não “nessa”. 
E, na terceira, a autora coloca “muita felicidade” no singular e não no plural. 
E é bom lembrar que o “É pique-pique-pique, é hora, é hora, é hora” não tem nada a ver com a melodia original.

Fonte: Super Interessante

Nenhum comentário: