quarta-feira, 27 de maio de 2015

Seja o Dono da Comunicação.


Já reparou que há diferença quanto é o dono ou é o funcionário que estão atendendo no caixa de um restaurante? O dono olha tudo a sua volta. Funcionário olha só para baixo.

Quando o dono está no caixa e você vai pagar com uma nota de R$ 50,00, ele sempre dá um descontinho.
Quando o funcionário está no caixa e você vai pagar com uma nota de R$ 50,00 ele faz cara feia, olha a nota contra luz, passa caneta especial para ver se a nota é falsificada, ainda dá uma raspadinha na nota para ver se sai a tinta, e pergunta: “Não tens nada de moedinha para ajudar?”

Quando o dono está no caixa e você vai pagar com cartão de débito, você informa o que o cartão é para passar no débito e ele passa exatamente como você pediu.
Quando o funcionário está no caixa e você vai pagar com cartão de débito, você informa que quer passar no débito, ele insere o cartão, digita o valor e pergunta: “Débito ou crédito?”

Quando o dono está no caixa e tem fila, ele faz a fila fluir, atende uns 3 ao mesmo tempo, com sorriso no rosto, perguntando se foram bem atendidos, se querem mais alguma coisa.
Quando o funcionário está no caixa e tem fila ele fala: “Pessoal vamos se organizar aí, um de cada vez, ninguém vai morrer se esperar um pouquinho.”

Quando você está fazendo uma comunicação, coloque-se como “dono da situação”. Tenha postura de dono. O dono tem segurança para falar. Resolve e não atrapalha. Antevê os problemas e é gentil.

Além do mais, quem é bem atendido se sente bem e volta a fazer negócios. Quem recebe a comunicação de forma clara, também.

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