quinta-feira, 12 de novembro de 2015

5 Dicas para Perder os: Hã... Hum... É... Né?


É muito comum ouvirmos pessoas utilizando vícios de linguagem, ou “sons de preenchimento”, como "Hums" e "Hãs" entre as frases. Hoje em dia, quando as habilidades de comunicação são uma parte da base de medição de credibilidade de um indivíduo, é imperativo que você invista tempo para melhorar suas habilidades de falar, ou pelo menos, desenvolver uma capacidade melhor para expressar seus pensamentos. Isso pode ser para conversas diárias, reuniões, negociações, ou para quando você tem que lidar com um público maior. Para te ajudar levantamos alguns truques simples que nos ajudam a comunicar melhor, veja abaixo:

1 . Identifique quando os sons de preenchimento aparecem.
Sons de preenchimento são expressões, gírias, pausas ou interrupções na fala que afetam negativamente o fluxo de comunicação. Estas perturbações minimizam a clareza de sua mensagem, e minam de pouco em pouco, sua credibilidade. Mas, por que elas aparecem? Elas aparecem mais comumente quando se está diante de uma multidão. Nessa situação, há várias razões: há uma grande probabilidade de que você vai estar estressado, nervoso, ou muito animado. Devido a estas razões, muitas vezes, você vai perder a capacidade de expressar bem seus pensamentos. Muita calma nessa hora.

2 . Ouça a sua apresentação.
Uma das melhores maneiras de verificar o tipo de erros cometidos é gravar a si mesmo apresentando. Se você fala muito “aah” entre as frases quando não tem certeza o que dizer em seguida, da próxima vez que se apresentar, suba no palco com essa questão em mente. Geralmente esses sons de preenchimento aparecem nos mesmos lugares. Essa é a chave para resolver este problema: a consciência total. Pode-se gravar a sua apresentação utilizando seu próprio smartphone.

3 . Pratique a pausa.
A próxima vez que você for convidado a se apresentar, pratique cada pequena parte de seu discurso. Quebre ele em etapas e treine uma a uma. Dessa forma, você pode começar a eliminar os erros.
O mais importante é você pensar as pausas que dará em cada parte do discurso deliberadamente.
Esta é a dica principal: substitua os seus vícios de linguagem por espaços de silêncio (pausas).

4 . Planeje novas frases de transição.
Outra dica que funciona muito bem é planejar as frases de transição entre os assuntos. Pense como um comediante, que liga uma piada na outra, com o que ele chama de gancho. Isso é completamente ensaiado. Ter algumas frases de transição prontas para usar em qualquer apresentação ou reunião, como “vamos passar para...” ou “outro ponto importante é…”, também pode ajudar num momento de nervosismo.

5 . Mantenha contato visual com o público.
Como isso pode ajudar? Simplesmente porque é difícil se prender em sons como “aah” ou “hummm” quando você estiver em contato com os olhos direto na sua audiência. Durante a apresentação, não fique com o olhar perdido, evitando o público e olhando para a janela ou a parede, distraidamente. Essa prática potencializa os sons de preenchimento e dá a impressão que você está perdido no seu conteúdo.

[Este texto é baseado no artigo de: MACACOS ME BLOGUEM.]

Nenhum comentário: