quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Jovens Estão Largando o Rádio Tradicional.


A pesquisa 18/34, realizada pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUC/RS, analisou o comportamento e os interesses de jovens com idades de 18 a 34 anos. Entre os questionamentos levantados pela pesquisa está a relação do jovem com a mídia.

A procura por informações não é a preocupação principal dos jovens das regiões Sul e Sudeste. Nesses locais, games e festas são os assuntos que mais chamam a atenção. Os meios de comunicação tradicionais também perdem o espaço entre o público. Segundo o projeto, revista, rádio e televisão são os veículos menos utilizados pelos jovens.

De acordo com o levantamento, apenas 3,2% dos entrevistados escutam rádio. A região Norte é o local com mais incidência, chegando a 4%. O Sudeste e o Centro-Oeste apresentam os menores índices, totalizando 2,7%. No Sul, 3,2% dos jovens declararam que acompanham o meio.

Para o professor da Famecos Luciano Klöckner, os resultados obtidos pela pesquisa são um retrato da mudança de hábitos da geração. “Muitas vezes, os jovens não percebem que estão ouvindo rádio”. Klöckner aponta que as novas plataformas de transmissão ajudam a fortalecer o veículo. A internet surge nesse cenário como uma maneira de segmentar conteúdos. “Com a tecnologia, o jovem não consegue focar em um único objetivo”, explica o professor.

FONTE: Portal MakingOf

Nenhum comentário: