terça-feira, 1 de novembro de 2016

Mas Se Der Branco?



No meio de uma apresentação em público, tudo indo bem, de repente... Deu Branco!

Se você se preparou o suficiente, dificilmente vai acontecer uma grande falha de memória nesta situação.

O ponto fundamental é manter a calma. Se você está seguro, tudo flui.

Para evitar o branco, teste sua apresentação para seus amigos. Neste teste, pode aparecer uma dúvida, um equívoco, ou você pode se perder na explanação. Neste caso, marque seus pontos falhos e estude seu assunto um pouco mais.

Faça um roteiro completo e imprima para levar junto na hora da sua apresentação. Este fica guardado em local de fácil acesso.

Faça um roteiro simplificado, só com as palavras ou frases “chaves” da sua apresentação e leve junto também. Este roteiro fica em cima do púlpito ou de uma mesa para checar de vez em quando. Pode até ser impresso em papel cartão, em forma de fichas, para você segurar durante a apresentação.

Mesmo que você não precise utilizar nenhum roteiro impresso, ter suas anotações no papel é importantíssimo para lhe dar mais segurança, em caso de falha humana, falha eletrônica ou falta de energia.

E se durante sua fala der um branco, tente voltar para frase anterior e continue. Pergunte para platéia onde mesmo você parou, diga que quer saber se estão prestando atenção. Se mesmo assim não deu certo e você não encontrou a informação nem mesmo em suas fichas, informe o público que vai retornar o assunto mais tarde. Você terá tempo para se acalmar, lembrar e procurar a informação no seu roteiro completo, certo? Ou você esqueceu dele?

Boa sorte!

Nenhum comentário: