quinta-feira, 23 de março de 2017

Como Aumentar a Audiência da Sua Rádio?


A pedido do leitor do blog Luis Savóia da Bahia, e outros locutores que já me questionaram, vamos tentar responder o que fazer para aumentar a audiência da sua emissora.

A atitude imediata seria criar promoções diferenciadas e divertidas, que prendam o ouvinte por um bom tempo na programação da rádio. Desenvolva projetos que envolvam músicas, artistas e o comércio da cidade.

Os prêmios não precisam mais ser camisetas e CDs como antigamente. Eles podem ser “experiências”, como jantares românticos, almoços temáticos, festas de aniversário, aulas de mergulho, vôos de asa delta, ingressos de cinema e parques, viagens, hospedagens, tirolezas, passeios de bicicleta, moto, kart, barco, cavalo, charrete, helicóptero ou bondinho.

Mas não basta fazer isto em um só horário. Toda equipe tem que se envolver e a rádio toda tem que ter uma programação criativa, interativa e contagiante. Novas vinhetas e novos quadros ajudam também a criar um diferencial.

Podemos até nos basear nas pesquisas recentes do IBOPE MEDIA de 2016 para alavancar ainda mais essa audiência. Segundo os dados, a maioria do ouvinte hoje é composta do público feminino (52%), de classe C (45%), que ainda ouve mais o rádio tradicional (58%), em casa mesmo (52%). Este público gosta muito de ouvir músicas e o estilo sertanejo ainda tem uma ligeira preferência. Até aqui percebemos que este é o perfil que a grande maioria das rádios segue. Mas o que poucos sabem é que este “novo” ouvinte gosta também de notícias, seja ela, local, nacional, internacional, policial, trânsito e tempo. Aí está a grande diferença que pode separar as emissoras de rádios dos players automáticos de música e gerar mais ouvintes: a informação em tempo real.

A informação bem dosada com a música é um estilo de programação pouco explorada pelas FMs e que pode ajudar a sua rádio a crescer cada vez mais.

Nenhum comentário: