07/01/2019

Rádio ou Spotify?


A quantidade de pessoas que usam aplicativos de músicas cresceu consideravelmente depois do lançamento do app de músicas Spotify. A questão é: será que o rádio consegue sobreviver a esse tipo de aplicativo? A resposta é sim, aliás, não só consegue sobreviver como se manter firme no mercado como um dos veículos de comunicação mais ouvidos pela população.

Apesar de o app de músicas não ser um concorrente direto do rádio, essa plataforma também deve ser considerada nas pesquisas para avaliar o crescimento ou não do rádio na atualidade. Uma pesquisa da Nielsen, uma empresa de dados que realiza pesquisas com o objetivo de conhecer o comportamento dos consumidores.

A Nielsen realizou a pesquisa nos Estados Unidos e mostrou que, mesmo com todos os serviços de música streaming que as plataformas como a do Spotify oferece, o rádio não ficou abalada. De acordo com os dados aferidos, em 2001, 96% dos consumidores ouviam o rádio, pelo menos uma vez por semana. Em 2017, ou seja, ainda bastante recente, essa porcentagem baixou apenas para 93%. Um número muito bom considerando a quantidade opções que os consumidores têm hoje em dia quando o assunto é ouvir música.

Mesmo com toda a tecnologia que temos hoje em dia, o rádio continua sendo ouvido pelas pessoas. E há dois motivos muito relevantes para isso.

O primeiro deles é que o rádio conseguiu se adaptar às novas tecnologias, lançando sites e aplicativos. Assim, as pessoas podem ouvir no smartphone, em qualquer lugar, não importa onde estejam. O segundo motivo é simples e você já deve ter pensado nele: o rádio é o principal canal para descobrir músicas novas.

Você deve ter aquela playlist favorita para praticar exercícios ou para fazer o trajeto de ida e volta para o trabalho, mas, muitas vezes, você enjoa de ouví-la mesmo em modo aleatório. Assim, o rádio é um meio de comunicação muito bom para conhecer novas músicas. Você pode optar, por exemplo, por aquela rádio que tem mais a ver com o seu estilo.

Só no Brasil, de acordo com a pesquisa do Kantar Ibope Media, mais de 90% dos brasileiros ouvem o rádio e 93% diz que prefere ouvir música por esse meio aqui no país.

Fonte: RDR – Rádios de Resultado

Quer trabalhar em Rádio?

✅ CURSO DE LOCUÇÃO ONLINE:
https://bit.ly/2MrM9mu

✅ LIVRO DO RÁDIO:
https://bit.ly/2OBGqrx

✅ LIVRO DE ORATÓRIA:
https://bit.ly/2vIsLI3

Nenhum comentário:

Postar um comentário