31/05/2019

20 Dicas Para Ter Mais Retorno Em Anúncios De Rádio.


Em poucos segundos, um bom comercial de rádio capta a atenção, envolve o ouvinte, é credível, cria imagens mentais, conta uma história, apela à ação por parte do ouvinte e consegue manter o produto no centro do palco e o cliente/anunciante no centro das atenções – tudo sem parecer insistente, espalhafatoso, detestável ou maçante. Se for realmente bem feito, um anúncio de rádio é uma conversa de um-para-um com um único potencial cliente como alvo, redigido e produzido de forma que ele diga: “Psiiiu… silêncio! Deixem-me ouvir, isto aqui é para mim!”.






Conheça nossas 20 dicas para seu comercial funcionar melhor:

1. Os grandes redatores nos aconselham a ler em voz alta na hora de criar um texto para anunciar no rádio;
2. Utilizar uma linguagem direta que reflita por escrito exatamente a forma como as pessoas falam;
3. Escrever no ritmo que as pessoas falam e não no ritmo que lêem. Inclua pausas. As pessoas necessitam de pensar e o locutor necessita de tempo para respirar;
4. Riscar as palavras em excesso. Se estivesse a contar algo empolgante a um amigo, não utilizaria termos tais como “de fato“, “portanto“, “por conseguinte“, “para além disso” ou “por consequência“; sendo assim, também não o deve fazer no texto do seu anúncio em rádio;
5. Reescrever as frases demasiadamente elaboradas. Não espere que os ouvintes percebam frases unidas com termos rebuscados como “aquele que“, “o qual“, “cujo” “considerando que” e coisas deste tipo;
6. Explicar aos ouvintes como devem agir enquanto ouvirem o anúncio. Prepare-os para tomarem nota do seu contato ou, pelo menos, repita o seu número de telefone ou site para que o ouvinte possa anotá-lo ou até tentar decorá-lo;
7. Mais importante ainda é ajudá-los a lembrarem-se do nome da sua empresa para que possam procurar o seu contato na Internet;
8.  Aborde apenas um único tema em cada anúncio de rádio;
9. Faça uma oferta simples que apele para uma ação imediata (exemplo: “Os 10 primeiros que ligarem ganham 5% de desconto”);
10. Crie oportunidades reais de venda, fazendo ofertas isentas de risco, como por exemplo, orçamentos sem compromisso, catálogos gratuitos, brindes;
11. Limite o anúncio a um texto de 6 linhas ou aproximadamente 50 palavras;
12. Utilize a rádio como complemento da publicidade em outros meios de comunicação (exemplo: “Procure o nosso cupom de desconto no site“);
13. Pronuncie o nome da sua empresa várias vezes;
14. Faça coincidir o seu anúncio com o principal público-alvo do horário e/ou emissora onde for anunciar;
15. Não espere que apenas o anúncio faça a venda, utilize-o apenas para estabelecer contato com seu potencial cliente e logo a venda será uma consequência dos bons produtos e serviços que sua empresa oferecer;
16. Não confunda o seu potencial cliente fornecendo um texto com informações pouco claras ou imprecisas ;
17. Não utilize vozes ou jingles com letras incompreensíveis;
18. Não utilize humor sem graça;
19. Capture a atenção do ouvinte. Expresse em cada uma das frases, na medida do possível, algum benefício para o seu consumidor;
20. Diga sempre a verdade no anúncio.



Baseado no artigo da VIRTUALCAST 


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